quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Legumes à Braz

Olá! Gosto muito de legumes cozinhados de qualquer forma...na sopa, para acompanhamento de pratos de peixe ou carne e também à Braz, que é o que apresento e partilho aqui hoje. Não podia deixar de vos dizer que é uma receita "Bimby" da revista "Momentos de partilha" (Setembro de 2012) e que não é a primeira vez que faço este prato que eu acho excelente, ajuda-nos a desenjoar a carne e até o peixe consumidos na passada quadra natalícia, é também muito rápido de fazer na Bimby, depois de ter os ingredientes preparados bastam 15 minutos e...está pronta a refeição.  Experimentem que não vão arrepender-se e de certeza que vão repeti-lo mais vezes como eu.


 

 
Legumes à Braz
Ingredientes:
10 gr de salsa
2 dentes de alho
80 gr de azeite
250 gr de cebola cortada em meias-luas
150 gr de alho francês, só a parte branca cortada às rodelas
150 gr de cenoura cortada em juliana
250 gr de curgete, cortada em juliana
250 gr de batata palha
4 ovos
Sal q.b.
Pimenta q. b.
100 gr de azeitonas pretas s/ caroço cortadas ás rodelas
 
Preparação: Coloque no copo a salsa e pique 2 seg/ vel 7. Retire e reserve. Coloque no copo o alho e o azeite e pique 8 seg/ vel 5. Adicione a cebola e o alho francês e refogue 5 min/ Varoma/ vel 1. Adicione a cenoura e programe 6 min/ 100º/ inversa/ vel 1. Adicione a curgete e programe 3 min/ 100º/ inversa/ vel 1. Retire para um recipiente, (eu coloquei logo no tacho para ir ao lume) adicione a batata palha e envolva com a ajuda da espátula. Coloque no copo os ovos, o sal e a pimenta e bata 10 seg/ vel 3. Leve ao lume a mistura de legumes com a batata palha deite os ovos e misture bem. Adicione a salsa picada e sirva de seguida com as azeitonas cortadas às rodelas.
ATENÇÃO: Quando os legumes estiverem prontos, devem escorrer o líquido acumulado, como sabem os legumes deitam muita água, eu escorri com a ajuda do cesto e depois sigam com a receita. Na revista não diz, mas a primeira vez que fiz não escorri a água e ficou um pouco papa. Depois de terem todos os ingredientes preparados, só precisam de 15 minutos e estão a jantar…é super rápido.  Bom apetite!
É muito…muito…muito bom!
 

Sem comentários: