domingo, 30 de março de 2014

Fondant de chocolate

Olá!" FONDANT DE CHOCOLATE" foi o bolinho de hoje! Tenho feito várias receitas de bolo de chocolate...mas este...é de comer...comer...e não parar...deixo-vos aqui a receita!!




Fondant de chocolate

Bolo:

6 Ovos

1 Pitada de sal

250 Gr de chocolate p/culinária em pedaços (utilizei da Nestlé)

130 Gr de manteiga (usei Becel cozinha)

150 Gr de açúcar

50 Gr de açúcar

Cobertura de chocolate:

100 Gr de chocolate para culinária em pedaços

60 Gr de água

60 Gr de açúcar

20 Gr de manteiga

 

Preparação do bolo: Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque o chocolate para o bolo no copo e rale 10 seg/ vel 7. Reserve. Coloque o chocolate para a cobertura e rale também no mesmo tempo e velocidade. Reserve. Limpe o copo, coloque a borboleta e bata as claras com a pitada de sal 6 min/ vel 3 (eu bati com a batedeira enquanto utilizava a Bimby no passo seguinte). Coloque o chocolate ralado no copo, junte a manteiga e programe 4 min/ 50º/ vel 2. Adicione o açúcar e as gemas e programe 20 seg/ vel 4. Adicione a farinha e misture 10 seg/ vel 4. Verta a mistura por cima das claras reservadas e envolva cuidadosamente. Coloque a mistura numa forma redonda de mola (22 cm) a minha é de 24. Leve ao forno durante 25 a 30 minutos (só deixei 20 minutos, ficou húmido como eu gosto). Limpe o copo.

Cobertura de chocolate: Enquanto o bolo está no forno, coloque o chocolate ralado no copo, junte o açúcar e a água e programe 15 min/ 100º/ vel 3, sem o copo de medida. Junte a manteiga e misture 30 seg/ vel 4. Espalhe a cobertura por cima do bolo e enfeite com raspas de chocolate, nozes ou o que gostar (coloquei raspas de chocolate branco porque era o que tinha…e está uma maravilha…para mim é a melhor receita de bolo de chocolate.

Enviar um comentário