sábado, 22 de junho de 2013

Bolo fresco de morangos


Bolo fresco de Morango

Ingredientes p/ o bolo

6 Ovos grandes

200gr de Açúcar

60gr de Farinha Branca de Neve Super Fina c/Fermento

120gr de Fécula de Batata

1 Colher de chá de fermento em pó p/ bolos

Margarina p/ culinária q.b. p/ untar

 

Ingredientes p/ o Recheio e Cobertura

 

300gr de natas, bem frias c/ 35% de gordura

250gr de Açúcar

850gr de Morangos

Morangos q.b. p/ decorar

 

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque a “borboleta”, as claras e 100gr de açúcar e programe 8mn/vel 4. Retire e reserve. Coloque no copo as gemas e 100gr de açúcar e programe 4mn/50º/vel 3. Adicione a farinha, a fécula o fermento e 2 colheres de sopa de claras batidas e envolva 10sg/ vel 3. Retire e envolva com a ajuda de uma vara de arames nas claras reservadas. Coloque numa forma redonda de aproximadamente 22 a 24cm de diâmetro previamente untada com margarina e leve ao forno a 180º cerca de 25 minutos. Desenforme o bolo sobre uma rede e deixe arrefecer.

 

Para o recheio: Coloque no copo limpo a “borboleta”as natas (aconselho a colocar as natas 30 a 40minutos no congelador) e 50gr de açúcar e bata 2mn/ vel 3/5.Tem que estar com atenção para que não passem a manteiga. Retire e reserve. Para a calda coloque no copo limpo 600gr de morangos e 200gr de açúcar e triture 10sg/ vel 7. De seguida programe 4mn/90º/ vel 2. Faça um corte horizontal cortando o bolo em 2 partes de modo a que a parte de cima fique mais fina do que a inferior. Pique a base do bolo com um garfo, deite 1/3 da calda quente e deixe arrefecer. Cubra a base com as natas batidas distribua 250gr de morangos cortados às rodelas e coloque a parte superior do bolo. Regue o bolo com a restante calda e decore a gosto com morangos. Leve ao frigorífico cerca de 2 horas.

 

 

Dica: Pode bater as natas antes de começar a fazer o bolo. Coloque o copo da Bimby no frigorífico e as natas no congelador (eu chego a deixar 1 hora) e não precisa de borboleta, programa 2mn/ vel 9 podendo o chantilly levar mais ou menos tempo, e vai vendo se não passam a manteiga. Aconselho natas “Longa vida” ou “Serraleite” do Pingo Doce são as que uso.

A fécula de batata encontra-se à venda nos supermercados junto à farinha.
 
                                                                                                 
 

 

Sem comentários: